Atividades

Atividades da Paróquia

As atividades da Paróquia estão divididas em cinco partes:
1 – Liturgia;
2 – Palavra;
3 – Caridade;
4 – Movimentos & Associações e
5 – Administração.

Em algumas comunidades uma ou outra atividade não está presente.

I – Ministério da Liturgia

1- Leitor(a) e Comentarista: homem ou mulher, com idade de Crisma ou mais, que leiam bem. Eles lêem os textos específicos das celebrações (trechos da Biblia, comentários, orações). Antes, é preciso que se reúnam para discutir funções e preparar-se.

2- Salmista e Instrumentistas: salmista por ser homem ou mulher, com idade de Crisma ou mais, que tenha condição de cantar salmose cantos litúrgicosnas celebrações. Instrumentistas é o homem ou a mulher, de qualquer idade, que saiba tocar instrumento musical nas celebrações. Precisam se reunir para ensaiar, antes de atuar.

3- Acólito(a) e Coroinha: acólito(a) é o rapaz ou a moça de idade de Crisma ou mais. Coroinha é o menino ou menina com idade entre oito e quatorze anos, mais ou menos. Atuamno altar, com vestes próprias.

4- Ministro(a) Extraordinário(a) da Comunhão Eucarística: homem ou mulher escolhido(a) pelo pároco, com mais de 30 anos de idade. Atua no altar, distribui a Comunhão na Celebração e para os enfermos em suas casas.

5- Ostiário ou Ostiária: homem ou mulher, com idade de Crisma ou mais. Cuida e organiza os sinais e objetos litúrgicos que são usados nas celebrações. Atua principalmente na sacristia.

6- Agentes da Pastoral da Acolhida: homem ou mulher de qualquer idade. Distribui folhetos se necessário. Indica os lugares disponíveis para as pessoas se sentarem quando a igreja está cheia. E os lugares especiais para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

7- Agente da Equipe de Celebração do Sacramento do Matrimônio: casal ou homem e mulher em idade de Crisma ou mais. Ajuda na organização da celebração do sacramento do Matrimônio.

8- Agente da Equipe de Celebração do Sacramento do Batismo: homem ou mulher em idade de Crisma ou mais. Ajuda na organização da celebração do sacramento do Batismo.

9- Terço dos Homens: homem de qualquer idade. Participa da oração do Terço Mariano.

10- Participação da Adoração do Santíssimo Sacramento: homem ou melher de qualquer idade. Participa da da adoração do Santíssimo Sacramento nas Comunidades que a fazem.

II – Ministério da Palavra

1- Ministro(a) Extraordinário(a) da Palavra: homem ou mulher adulto escolhido pelo pároco da Paróquia. Atua no altar com veste própria e atualiza (explica) a Palavra proclamada na celebração.

2- Catequista de Pré Catequese: homem ou mulher, de qualquer idade, que já tenha feito a Primeira Comunhão. Ministra a catequese para crianças que ainda não estão em idade de Primeira Comunhão.

3- Catequista de Primeira Comunhão: homem ou mulher, de qualquer idade, que já tenha feito a Primeira Comunhão. Ministra a catequese para as crianças em idade de Primeira Comunhão.

4- Catequista de Perseverança / Infância e Adolescência Missionária – IAM: Homem ou mulher, de qualquer idade, que já tenha feito a Primeira Comunhão. Em nossa paróquia a Catequese de Perseverança e a IAM são a mesma coisa.Ministra a catequese para as crianças e adolescente que tenham feito a Primeira Comunhão. Reúnemse em Grupo para reflexão e atividades.

5- Catequista de Crisma: homem ou mulher, de qualquer idade, que já tenha feito a Crisma. Ministra a catequese para os adolescentes e jovens em idade de Crisma.

6- Catequista de Adultos: homem ou mulher, de qualquer idade, que já tenha recebido os sacramentos de iniciação cristã (Batismo, Comunhão e Crisma). Ministra a catequese para os adultos.

7- Membro da Equipe de Preparação para o Batismo: homem ou mulher, de qualquer idade, que já tenha feito a Primeira Comunhão. Auxilia na organização do encontro ou ministra catequese para os pais e padrinhos.

8- Membro da Equipe de Preparação para o Matrimônio: homem ou mulher, de qualquer idade, que já tenha feito a Primeira Comunhão. Auxilia na organização do encontro ou ministra catequese para os noivos.

9- Missionário de Missão das SMP ou de Grupos de Rua: homem ou mulher, de qualquer idade, que já tenha feito a Primeira Comunhão. Participa dos Grupos de Rua da Comunidade refletindo sobre os temas do livreto próprio. Ou das atividades das SMP = Santas Missões Populares

10- Visitador de Enfermos: homem ou mulher de qualquer idade, que visita os enfermos para escutá-los, evangeliza-los ou rezar com eles. Passa as informações para a equipe responsável por essa pastoral.

11- Pastoral de Casais de Segunda União Estável: casais que já se casaram na Igreja e hoje convivem contra pessoa. Reúnem-se em grupos para se evangelizarem. Após dois anos, atuam com piloto de outros grupos de casais.

III – Ministério da Caridade

1- Agente da Pastoral da Criança: homem ou mulher, de qualquer idade, que já tenha feito a Primeira Comunhão. Orienta e atende gestantes e crianças de zero a seis anos.

2- Confrade da Sociedade São Vicente de Paulo: homem ou mulher, de qualquer idade. Visitas as famílias carentes, assiste aos pobres, e os evangeliza.

IV – Movimentos e Associações

1- Participante do Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica – RCC: homem ou mulher de qualquer idade. Participa dos Grupos de Oração da Comunidade.

2- Participante do Encontro de Casais com Cristo – ECC: casal que tenha recebido o Sacramento do Matrimônio ou que esteja em condições de recebê-lo. Primeiro participa de um Encontro de Casais com Cristo. Depois passa a pertencer a uma Equipe do ECC que se reúne nas casas com os encontristas.

3- Participante do Cursilho de Cristandade: homem ou mulher com 21 anos ou mais. Primeiro participa de um Retiro promovido pelo Cursilho. Depois passa a pertencer a um Grupo para estudo bíblico e de outras atividades.

4- Participante do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus: homem ou mulher, de qualquer idade. Participa da Missa mensal usando a fita do Apostolado e de algumas reuniões.

5- Participante do Movimento Mãe Rainha: famílias recebem a capelinha em suas casas. Rezam orações e o Terço. Jovens ou crianças recebem a capela infanto-juvenil. Casais missionários que visitam as famílias.

V – Administrativo

1- Tesouraria: homem ou mulher, adulto escolhido pelo Conselho Econômico da Comunidade (CEC). Cuida das finanças da Comunidade prestando contas ao Conselho Econômico.

2- Equipe de Manutenção: homem ou mulher jovem ou adulto. Adquire bens móveis e imóveis para a Comunidade e os conserva. Atua como membro do Conselho Econômico.

3- Equipe de Festas ou Promoções: homem ou mulher de qualquer idade. Planeja juntamente com o Conselho Econômico as promoções da Comunidade e nelas atua.

4- Agente da Pastoral do Dízimo: casais, homem ou mulher, em idade de Crisma ou mais. Atua recebendo a colaboração dos dizimistas.

5- Agente de Limpeza: homem ou mulher, de qualquer idade. Atua em equipe limpando a espaço de celebração e outras dependências da Comunidade.

6- Agente da Equipe do Som: homem ou mulher, de qualquer idade. Atua em equipe controlando o aparelhos de som, nas comunidades que possuem aparelhos de som que precise ser acompanhado durante as celebrações.