Frei Galvão

Santas Missões Populares

Nossa Comunidade Frei Galvão, por ocasião das Santas Missões Populares, pesquisou sua história: fatos relevantes e nomes de pessoas que se destacaram por suas ações em benefício de todos.
Todo o trabalho aqui apresentado foi fruto de dedicação e pesquisa de nossos missionários.

Agradecemos e que Deus continue iluminando seus caminhos para que possam continuar produzindo frutos para o Reino de Deus.

A Nossa História

Nossa Comunidade já dava seus primeiros passos em 2005. Os organizadores Janize Feitosa, Terezinha Tenório Esmeralda, Maria Lucia, Nelsonita O. S. Cavalcanti e esposo Teodoro, Clarice e esposo Jorge  e os futuros Ministros da Eucaristia  Valdemir Nicolau Montanari  e Sueli LoloMontanari, que residiam no bairro Quintas das Laranjeiras, reuniam as famílias da região para festas de confraternização  e orações do Santo terço.

freigalvao 1 2005
Início do grupo católico no bairro Quintas das Laranjeiras

O desejo de formar uma Comunidade Católica, reconhecida pela Paróquia Sagrada Família, fez com que os moradores se unissem e entrassem em contato com o Pároco local. Assim,  em 2008, a Comunidade Frei Galvão foi oficialmente reconhecida.    

A primeira missa ao Padroeiro Frei Antônio de Sant’Ana Galvão foi realizada em 31 de outubro de 2008, presidida pelo Padre Juverci Pontes Siqueira, concelebrada pelo Diácono Marcio Felipe de Souza Alves e houve ainda a participação dos Ministros da Eucaristia Valdemir e Sueli, do Comentarista Nelsonita (Nita)  e dos membros da Comunidade.

freigalvao 2 sitio Juquitiba
1a. Missa Celebrada na Comunidade Frei Galvão
freigalvao 3 1a procissão
1a. Procissão com a presença da imagem do Padroeiro Fei Galvão

A 2ª Missa ao Padroeiro foi Celebrada na chácara dos Montanari, presidida pelo Pe. Juverci Pontes Siqueira juntamente com os Ministros Valdemir Montanari e sua esposa Suely.

O 3º encontro foi uma Celebração da Palavra ocorrida no dia 24 de dezembro de 2008,  Véspera do Natal, na Chácara do Careca. A celebração foi presidida pelo Ministro da Palavra Valdemir Montanari. Este evento foi muito marcante para o Ministro por se tratar de sua 1º Celebração da Palavra. Nesta celebração a Comunidade recebeu do proprietário da casa um Conjunto de Alfaias para as Celebrações.

A 4ª Missa, que ocorreu no dia 30 de janeiro de 2009, foi presidida pelo Pe. Juverci Pontes Siqueira juntamente com os Ministros Valdemir e Suely na chácara do Tché . Neste dia, foi doado pelo Sr. Davi Francisco Ferreira e sua esposa Maria Helena Ferreira o Lecionário, o Missal  Romano, o Jarro e a bacia para purificação.

No dia 30 de agosto de 2009, em visita a Guaratinguetá na paróquia e casa onde viveu São Frei Antonio de Sant’Ana Galvão, o Pe. Juverci P. Siqueira e os tesoureiros da paróquia Valdemir e Sueli, adquiriram a imagem de Frei Galvão. A imagem encontra-se na comunidade até os dias de hoje.

As irmãs que viveram na casa nos presentearam com pílulas milagrosas do Frei Galvão. As pílulas foram distribuídas em celebrações para doentes e necessitados.

freigalvao 10 imagem Frei Galvão
Imagem do Padroeiro Frei Galvão

A imagem do Padroeiro Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, vem peregrinando entre os moradores das Quintas das Laranjeiras, até que tenhamos nossa sede definitiva. A Imagem esteve sob a guarda, desde seu início nas casas da Sra. Luíza, Sra. Clarice, Sr. Maurício e atualmente está com Sra.Nelsonita.

A 22ª Celebração da Palavra foi presidida pelo Ministro da Valdemir e ocorreu no dia 1 de abril de 2010 na Chácara de Sr. Jorge e Clarice. Neste dia, os caseiros Erasmo e Francisca doaram para Comunidade o livro do Santo Oral.

freigalvao 8 out 2010 coroinhas 1
Coroinhas da Comunidade Frei Galvão Outubro de 2010

No dia 16 de novembro de 2010, foi realizada a 1ª Eucaristia na Comunidade de Yara Sabrina da Silva Luma. As aulas da primeira turma de catequese foi realizada na casa da Sra. Clarice. A última turma de catequese ocorreu em 2013 na casa da Sra. Nelsonita e do Sr. Teodoro.

Em março de 2011, juntamente com o Padre Juvercí, a comunidade recebeu a visita do Bispo de Jundiaí Dom Vicente Costa, que muito nos estimulou na contínua luta para a realização de nossos sonhos.

« 1 de 2 »

Em meados de 2013, foram adquiridas 30 cadeiras e 3 poltronas de plástico para acomodar os fieis nas celebrações.

Sob a administração do Pároco Venilton Calheiros, foi implantado o Grupo de Rua nos encontros de oração do Terço Mariano. Este evento acontece todas as quartas-feiras na Quintas das Laranjeiras.

freigalvao 25 2014 1a eucaristia 1
1a. Eucaristia, 2014 – Celebrante: Padre Venilton

freigalvao 24 2014 1a eucaristia 1

Hoje temos dezessete Dizimistas atuantes, juntos estamos lutando para realizar o sonho da construção de nossa Igreja Frei Galvão.

Nossa Comunidade, que vem peregrinando por oito anos, está empenhada na construção da Igreja dedicada ao Padroeiro Frei Antônio Sant’Ana Galvão.

Gostaríamos de expressar os agradecimento a todos que participaram e participam da Comunidade. Que o Deus Todo Poderoso continue derramando suas bênção sobre todos nós.

Agradecimento especial ao Padre. Juverci pelo incentivo a formação desta comunidade, mesmo sabendo da condição financeira do lugar. Agradecemos também ao nosso atual pároco, Padre Venilton, pelo incentivo dado a nossa comunidade.

Galeria de Fotos

« 1 de 6 »