Situação Eclesiástica

Nossa Situação Eclesiástica

A Igreja no Brasil é formada por 18 Regionais. O Regional Sul I, que corresponde ao Estado de São Paulo é composto por 6 Sub-Regionais ou Províncias Eclesiásticas. É na Província Eclesiástica de Sorocaba que está nossa Diocese de Jundiaí, juntamente com Sorocaba, que é a sede da Província e os municípios de Itapeva, Itapetininga e Registro.

A Diocese de Jundiaí, criada em 7 de novembro de 1966 e instalada em 6 de janeiro de 1967, é formada por 11 Municípios: Itu, Jundiaí, Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Pirapora do Bom Jesus, Salto, Santana de Parnaíba e Várzea Paulista, divididos em 11 Regiões Pastorais e tem uma população de mais de um milhão de habitantes.

Nossa Paróquia Sagrada Família pertence à Região VI da Diocese de Jundiaí. Região que corresponde à Estância Turística de Itu, formada por 10 paróquias: Sagrada Família, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Candelária, São Camilo de Lellis, São Cristóvão, São João Batista, São José, São Judas Tadeu, São Luiz Gonzaga e Senhor do Horto/ São Lázaro.

Estima-se que nossa paróquia tenha quase 70 mil habitantes: uma das mais populosas e mais distantes da sede da diocese. Contamos com uma administração regional – Regional do Pirapitingui – e estamos isolados, a quase 20 quilômetros do centro da cidade.

Ainda não possuímos uma Igreja Matriz. Atualmente a sede provisória funciona na Comunidade Santa Isabel, onde está a Secretaria Paroquial e a Casa Paroquial. Temos 14 Comunidades: Santa Isabel, Vila Martins; São Francisco de Assis, Portal do Éden; Sagrada Família, Cidade Nova; Sagrado Coração de Jesus, Jardim Novo Mundo; Nossa Senhora do Sagrado Coração, Pirapitingui; Nossa Senhora D’Oropa, Jardim Europa; Nossa Senhora Aparecida, Cidade Nova; Imaculada Conceição de Maria, Varejão de baixo; Santo Antônio, Varejão; São João, Parque Maeda; São Francisco de Assis, Pirapitingui; São José, Bairro dos Carvalhos; São Frei Galvão, Quinta das Laranjeiras; Nossa Senhora da Penha, Bairro Catarina.