Sagrado Coração de Jesus

Santas Missões Populares

Nossa Comunidade Sagrado Coração de Jesus, por ocasião das Santas Missões Populares, pesquisou sua história: fatos relevantes e nomes de pessoas que se destacaram por suas ações em benefício de todos.
Todo o trabalho aqui apresentado foi fruto de dedicação e pesquisa de nossos missionários: Lucimara Melo, Cleide Saraiva, Lucinéia Azevedo, Conceição Carvalho, Rita de Cassia.

scj157
Missionárias

Desde já fica nosso agradecimento e que Deus continue iluminando seus caminhos, para que possam continuar produzindo frutos para o Reino de Deus.

A Nossa História

 

« 1 de 11 »

Nosso sonho se iniciou há quase trinta anos (década de 90 do século XX) e o que parecia quase impossível, foi conquistado com a união da comunidade católica de nosso bairro, muito trabalho e dedicação de muitos.
Com a ajuda de Deus, estamos construindo nossa História.

scj1
Uma das primeiras Procissões.
scj9
Procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus pelas ruas do bairro.

 A primeira celebração litúrgica realizada no bairro Jardim Novo Mundo foi em 24 de dezembro de 1995, presidida pelo Ministro da Palavra Sr. José Membrine, na escola EMEI Anthenor Fruet.

scj61
Ministro da Palavra Sr. José Membrine
scj116
As celebrações litúrgicas dominicais foram realizadas na escola EMEI Anthenor Fruet até março de 1996.
scj12
A partir de março de 1996 as celebrações passaram a ser realizadas na casa da Sra. Luzia de Freitas.

Com muito esforço e empenho da Comunidade, juntamente com o auxílio do Diácono Júlio Cesar Eymael e do Padre Eduardo Tocachelo, conseguimos comprar o terreno da nossa Igreja.

scj19
O terreno da nossa Igreja
scj11
Em 20 de outubro de 1996, onde foi celebrada nossa primeira missa, presidida pelo Pe. Eduardo, sob uma barraca de lona.

Nossa Igreja começa a tomar forma

Com o esforço e dedicação de nossa Comunidade, sob a administração do Padre Noel Teixeira da Silva, foram iniciadas as obras de fundação da igreja. 

scj13
Iniciamos as paredes laterais e fachada do prédio atual.
scj6
As primeiras Celebrações em nossa nova casa.
scj120
As primeiras Celebrações em nossa nova casa.
scj15
Despedida do Pároco Padre Noel, em  junho de 2005..

Nossa Igreja esta quase terminada

A primeira fase de construção da Igreja foi concluída em 03/03/2006, sendo celebrada a primeiro Missa pelo Padre José Roberto de Oliveira e a participação de toda a Comunidade.

scj64
Pároco Pe. José Roberto Oliveira presidindo Eucaristia.

 

scj17
Fachada anterior, antes da reforma.
scj60
Fachada atual de nossa Igreja.

 

scj62
Nos dias de hoje.

A Escolha do Padroeiro da Igreja

No ano de 1995, foi realizada uma reunião, com a participação dos diáconos Júlio Eymael e Bartolomeu, Irmã Fernanda, Sr. Ivanildo Mendes Fragoso e outras pessoas da Comunidade. Depois de várias sugestões de nomes de padroeiros, com a iluminação do Espírito Santo, venceu a opinião da Irmã Fernanda. O padroeiro de nossa Comunidade passou a ser o Sagrado Coração de Jesus, cuja imagem a religiosa ainda se dispôs a doar e está até hoje na Comunidade.

scj10
Imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Pessoas que fizeram a diferença

– Ministro Sr. José Membrine. 
– Diácono Júlio Cesar Eymael, falecido em 09 de março de 2001.
– José Francisco dos Santos, falecido em 20 de maio de 2013.

Pessoas presentes, que participam desde o início de nossa Comunidade:

– Ivanildo Mendes Fragoso (músico);
– Maria de Lurdes Coelho Silva (Festas e Eventos);
– Irani Queiros dos Santos (Ostiária);
– Luzia de Freitas (Ministra da Eucaristia);
– José Sabino Porfirio (Músico);
– Romil Agripino de Lima;
– Maria Aparecida Santos de Lima.

scj155
Maria de Lurdes Coelho Silva

scj156
Maria A. dos S. de Lima e Romildo A. de Lima

scj154
José S. Porfirio e Irani Q. dos Santos

Histórias de Nosso Bairro

Início de Nosso Bairro

Segundo os moradores mais antigos, o Jardim Novo Mundo foi fundado em 1º de maio de 1994. Como o bairro não tinha infraestrutura, foi fundada em 1º de maio de 1995 a Associação de Moradores do Bairro Novo Mundo, tendo como presidente o morador Sr. José dos Santos Filho. A Associação reivindicava melhorias para o bairro, como transporte escolar, escolas, posto de saúde, segurança, entre outras coisas.

EMEI Anthenor Fruet

Na época, a região possuía apenas a escola EMEI Anthenor Fruet, que foi inaugurada em 28 de janeiro de 1995, que servia aos bairros Cidade Nova e Novo Mundo.
Nessa Escola era oferecido tratamento odontológico gratuito, pelo Dr. Américo Rodrigues Junior, homem muito querido pelos moradores da região. O Dr. Américo atendeu nesse consultório no período de 1997 a 1999.

Unidade Básica de Saúde Dr. Emílio Chierighini

Em 02 de fevereiro de 1998, foi inaugurado a Unidade Básica de Saúde Dr. Emílio Chierighini, tendo como um dos primeiros médicos o Dr. Roberto, como Clínico Geral e Médico da Família.

scj63
UBS 12 – Dr. Emílio Chierighini – Imagem atual

 

Outro médico atuante e muito querido pelos moradores é o Dr. Júlio Cesar Mitusuari Usui, médico Pediatra que vem atuando desde 2002 até os dias de hoje.

A Enchente

No final do mês de janeiro de 1997, por conta de fortes chuvas no local, houve uma grande enchente na parte baixa do bairro, causando inundações e atingindo mais de 40 casas.

scj50 scj51
scj53 scj54

Com a ajuda da Associação de Bairro e da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, essas famílias foram acolhidas e alojadas na escola Anthenor Fruet, na nossa igreja Sagrado Coração de Jesus, no Ginásio Esportivo Municipal e casas de parentes.

Depois da várias reuniões e manifestações da população local, com a interdição da Rodovia Castelo Branco, a comunidade conseguiu que as autoridades municipais realizassem obras de limpeza do canal de escoamento de águas pluviais. Obras que levaram cerca de 120 dias.

scj56 scj55

Após este evento, foi acionada a Caixa Econômica Federal para a execução de reparos nas casas danificadas pelas enchentes.