Santa Isabel

Santas Missões Populares

Nossa Comunidade Santa Isabel, por ocasião das Santas Missões Populares, pesquisou sua história: fatos relevantes e nomes de pessoas que se destacaram por suas ações em benefício de todos.
Todo o trabalho aqui apresentado foi fruto de dedicação e pesquisa de nossos missionários.

Agradecemos e que Deus continue iluminando seus caminhos para que possam continuar produzindo frutos para o Reino de Deus.

A Nossa História

 

« 1 de 40 »

 

Nossa história se inicia no ano de 1976, bem antes da criação da Paróquia Sagrada Família.
Diante da necessidade da população da Vila Martins, sem atendimento médico, escolar e religioso, a FASBEM – Associação Beneficente de Famílias de São Paulo – decidiu construir uma igreja e salas, para possibilitar, além de orientação religiosa, atividades assistências e outras.
O terreno foi doado pelo Frei Alípio Firmino Menno Both, religioso franciscano, capelão da Igreja do Pirapitingui, que esteve presente durante o processo de construção, presidindo celebrações eucarísticas e dando valiosas contribuições a nova Comunidade Santa Isabel, antes mesmo da criação da “Quase Paróquia Santa Isabel”.

SI0
Terreno doado por Frei Alípio.

A primeira Missa, ainda no terreno, foi celebrada pelo Frei Alípio em 06 de março de 1976.

SI1
Primeira Missa, presidida por Frei Alípio.

A escritura de doação do terreno foi lavrada em 25 de setembro de 1976, por Frei Alípio, com a presença do Prefeito de Itu Sr. Osvaldo Volpato, do Presidente da FASBEN Sr. Lazaro Benedito da Silva, do segundo Tesoureiro da FASBEN Sr. Jorge C. Bento, do Sr. Luiz Guido, e membro da Comissão da Vila Martins o Sr. José Gualberto da Silva. 

SI16
Avaliação do Projeto Centro Social Padre Bento Dias Pacheco.

A prefeitura de Itu forneceu a mão-de-obra, e em setembro de 1977 foi iniciada a construção da igreja, cujo projeto total do Centro Social Padre Bento Dias Pacheco era composto além da igreja, por duas salas de aula, ambulatório, sala de administração, dois apartamentos, depósito, refeitório e banheiros para atender a população. O Sr. José Vicente da Silva foi o pedreiro responsável pela construção e contou com a ajuda de seu pai, irmão e outros membros do bairro. A eles nossos sinceros agradecimentos!

SI2
Início da Construção da igreja Santa Isabel em 1977.

Em Dezembro de 1977, foi celebrada por Dom Alípio a Missa de Natal na inacabada igreja Santa Isabel, com a distribuição de lembranças e alimentos aos presentes.

Missa de Natal, em dezembro de 1977, presidida por Frei Alípio, na igreja Santa Isabel ainda em construção. A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi doada pelo próprio Frei.

SI22
Missa de Natal, em dezembro de 1977.
SI15
Continuação da construção da igreja Santa Isabel em Abril de 1978.

Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, então Bispo da Diocese de Jundiaí, visitou a obra em 09 de setembro de 1978. Em dezembro do mesmo ano, na primeira missa de Natal na nova igreja, presidida pelo Frei Alípio, foi entronizada a imagem de Santa Isabel. Além da imagem da Padroeira, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que estava em uma capela de mesmo nome, no complexo hospitalar do Pirapitingui. Com a desativação da capela e ordens de demolição, algumas fiéis devotas decidiram por não demolirem a construção e entregarem a imagem para Frei Alípio.

SI3
Dom Gabriel Paulino Couto, então Bispo da Diocese de Jundiaí, em sua primeira visita a obra, em 09 de setembro de 1978
SI7
Primeira Missa de Natal de 1978, celebrada por Frei Alípio.

Em 1º de julho de 1979, foi inaugurada oficialmente a igreja Santa Isabel, pelo então Bispo da Diocese de Jundiaí Dom Gabriel Paulino Couto e o Bispo Auxiliar Dom Roberto Pinarello de Almeida. Também estavam presentes Monsenhor Camilo Ferrarini, Frei Alípio Firmino, entre outros.

SI13
Inauguração da igreja Santa Isabel em 1º de julho de 1979.
SI14
Inauguração da igreja Santa Isabel em 1º de julho de 1979.

Término da Construção do Projeto

No dia 17 de Setembro de 1983 foi inaugurado o Centro Social Padre Bento Dias Pacheco, completando o projeto original. O Centro Social, formado por um prédio de 3 pavimentos e pela igreja Santa Isabel, ocupa uma área de 719 m². Nesse conjunto funcionava, por meio de convênio com a Prefeitura de Itu, a pré-escola e o posto de atendimento médico.
A Missa solene de inauguração foi celebrada em 19 de setembro de 1978, às 9 horas, por Frei Alípio, juntamente com os concelebrantes Monsenhor Camilo Ferrarini e o Padre João Batista Pereira dos Santos, que foi designado por Dom Roberto Pinarello de Almeida como o primeiro padre da Capela Santa Isabel.

SI18
Missa Solene de Inauguração Centro Social Padre Bento Dias Pacheco em 17 de setembro de 1983.

 

SI19
Inauguração Centro Social Padre Bento Dias Pacheco em 17 de setembro de 1983, com a presença do então Prefeito de Itu Sr. Lazaro Piunte.
SI20
Imagem da igreja Santa Isabel e do prédio de 3 pavimentos na parte posterior.

A Padroeira da Igreja

Santa Isabel

Em Dezembro de 1978 foi levada a Imagem da Padroeira e realizada a primeira missa na recém construída Capela Santa Isabel. A Celebração foi presidida pelo Frei Alípio.

SI4
Imagem da Padroeira Santa Isabel.

 

Nossa Senhora de Fátima

Em 1977 a imagem foi doada por Frei Alípio para a Capela Santa Isabel, fazendo esta parte da celebração da Missa de Natal de 1977.

SI5
Imagem de Nossa Senhora de Fátima, doada por Frei Alípio em 1979.

Doação do Prédio da Santa Isabel para Mitra Diocesana

No dia 02 de Outubro de 1989, em Assembleia Geral Extraordinária, a FASBEN aprovou por unanimidade a doação da igreja Santa Isabel e do prédio anexo à Mitra Diocesana de Jundiaí. E no dia 31 de Outubro, foi lavrada em Itu a escritura de doação.

SI21
Carta de Dom Roberto Pinarello de Almeida bispo de Jundiaí, para o Sr. Lazaro Benedito da Silva Presidente da FASBEN .

Eventos

Construção da Capela Santa Isabel – 1977

SI23
Sra. Maria de Oliveira e Sr. Angelo da Silva. Colaboradores na Construção da Capela.

Procissão de Ramos de 1979.

SI10
Procissão de Ramos de 1979, pelas ruas da Vila Martins.

 

SI10a
Procissão de Ramos de 1979, pelas ruas da Vila Martins.

Festa de Natal na Santa Isabel – 2002

SI24
Festa de Natal

 

Galeria de Álbuns 

« 1 de 9 »